Jared-removebg-preview (1).png

Carlos  Jared

 

Graduado em Ciências Biológicas, é doutor em morfologia comparada pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp e em história da ciência pela PUC de São Paulo. Concluiu também um pós-doutorado em biologia integrativa pelo Instituto de Biociências da USP.

Atualmente é pesquisador científico e diretor do Laboratório de Biologia Estrutural do Instituto Butantan onde oferece um curso de pós-graduação em toxinologia, além de um outro, de morfologia de animais domésticos e silvestres, na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.

Em princípio, suas áreas primárias de interesse são a anatomia e a morfologia comparadas, relacionadas aos anfíbios e répteis. Nesse sentido, grande parte de suas pesquisas concentram-se em elucidar o papel das glândulas e das estruturas que servem às defesas químicas - tanto ativa (dos ofídios) como passiva (dos anfíbios) - cujos resultados tem causado grande impacto na mídia científica especializada. Interessa-se também pela biologia de lagartos e anfisbenas (“cobras-de-duas-cabeças”), notadamente suas glândulas, responsáveis pela comunicação química. Ultimamente seu interesse tem se voltado aos marsupiais brasileiros, estudando seus comportamentos ofiófagos e resistências naturais aos venenos, um caminho que pode apontar para novas abordagens medicamentosas.

E em meio a tudo, ainda encontrou tempo para escrever O Butantan entre a ciência e o simbólico pela Pedagógica Editorial. Afinal, quem mais entende de Butantan, cobras e história?

Laura Gorresio Roizman

 

Bióloga e mestre em ecologia pelo Instituto de Biociências, e doutora em saúde ambiental pela Faculdade de Saúde Pública, ambas instituições da Universidade de São Paulo. Lecionou na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, no Núcleo de Estudos em Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP, dentre outros. Com extensa vivência como educadora, tem se dedicado a temas ambientais e à cultura de paz. Nesse sentido coordenou o programa de “Formação de Educadores em Valores” da Associação Palas Athena, capacitando de lideranças em cultura de paz dentro do projeto “Abrindo Espaços” da UNESCO. Publicações: Jornada de Amor à Terra - Educação ambiental, ética e valores universais (com Elci Ferreira, Ed. Disal), Diálogos entre as civilizações: a experiência brasileira- valores que não tem preço (Centro de Informações das Nações Unidas), Sustentabilidade e ética ecológica: valores, atitudes e a formação ambiental de educadores (tese de doutorado) e Paz, como se faz?  Semeando cultura de paz nas escolas. Com base em uma educação criativa e transformadora é professora, escritora e palestrante ministrando cursos e workshops voltados à capacitação.

Maurício_CM-removebg-preview.png

Maurício Carvalho Ramos

 

Biólogo, mestre em zoologia pelo Instituto de Biociências da USP e doutor em filosofia da ciência pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP), com estágio na Universidade de Paris 7. Concluiu também um pós-doutorado cujo projeto temático foi em filosofia e história da ciência. Como professor livre-docente do departamento de filosofia da FFLCH-USP, colaborou no projeto “gênese e significado da tecnociência”. Foi professor convidado na Universidade de Montreal e na Universidade Nacional Autônoma do México. Sua área de investigação é filosofia e história das ciências da vida e do orgânico com foco no conceito epistemológico e histórico de morfologia. Mediante sua reconhecida competência, supervisiona o grupo de pesquisa em epistemologia histórica da cultura científica. Entre suas publicações figuram: A geração dos corpos organizados em MaupertuisO ser vivo; e A “Protogaea” de G. W. Leibniz (1794): uma teoria sobre a evolução da Terra e a origem dos fósseis (co-autoria).

FOTO_SOP-removebg-preview (1).png

Sérgio Olavo Pinto da Costa

 

Sérgio Olavo é médico formado pela Universidade Federal do Paraná. Sua vocação para a biologia molecular foi motivada, segundo suas palavras, "pelo desejo de conhecer a intimidade da célula” e pela paixão intelectual despertada pela biologia. SOP, como é carinhosamente chamado pelos mais íntimos, sempre enfatiza a importância dessa ciência para os que desejam olhar de modo mais amplo para a natureza e assim associar os conhecimentos advindos da genética molecular com os níveis de organização mais abrangentes da matéria viva. Como pioneiro no ensino e na pesquisa da genética de micro-organismos no Brasil e já como professor titular da Universidade de São Paulo − onde se aposentou – orientou algumas dezenas de mestres e doutores espalhados por diversas universidades e centros de pesquisa nacionais e estrangeiros. Seus livros publicados, assim como os cargos e distinções acumulados ao longo da carreira são tantos que não caberiam nestas páginas. Para mais informações acesse a página d’O Homem Microbiano na aba produtos, deste site. Adquira o livro publicado conosco.